Tudo o que você precisa saber sobre instalação de ar-condicionado
Confira as melhores dicas para garantir a excelência na instalação do seu ar-condicionado.
Cada consumidor possui necessidades diferentes, seja pela questão financeira, a região onde mora, ou ainda pelas suas preferências pessoais. E esses cuidados garantem a eficácia do aparelho, evitando assim alto consumo de energia, ruídos e assegurando o conforto e bem-estar.
QUAIS AS DIFERENÇAS NA INSTALAÇÃO ENTRE DIFERENTES TIPOS DE AR-CONDICIONADO?
Existem diversos modelos de aparelhos de ar-condicionado o que, consequentemente, traz diferenças nas maneiras de executar a instalação. Dos quais podemos citar:
Hi-wall: modelo de ar condicionado dividido em duas unidades, uma condensadora (unidade externa) e uma evaporadora (instalada no interior do ambiente). As duas unidades são interligadas por tubulações para a circulação do ar refrigerante.
Dutado: esse tipo de condicionador de ar é dividido em três partes, a condensadora, a evaporadora e os dutos e grelhas. A condensadora fica na parte externa do ambiente, realizando a troca de temperatura. Já a evaporadora fica na parte interna, ligada aos dutos que fazem a distribuição de ar aos ambientes.
Cassete: esse modelo se difere dos outros por ter sua evaporadora fixada e embutida no teto que, juntamente com a condensadora, trabalha para filtrar o ar e devolvê-lo quente ou frio para o ambiente. Há modelos de 1 a 4 vias e também 360 graus, refrigerando o ambiente de maneira uniforme.
COMO DEVE SER FEITA A INSTALAÇÃO?
Antes de tudo, é importante entender o conceito de potência do ar condicionado, que normalmente é expressa em BTU/h. Essa medida expressa a capacidade que o aparelho tem de refrigerar o ar. Quanto maior a potência, maior a capacidade de refrigeração.
A determinação da potência depende de parâmetros como insolação, área e altura do ambiente, número de pessoas e equipamentos elétricos existentes. Essas informações devem ser levantadas por profissional qualificado, e não é recomendável fazer um cálculo baseado somente na área.
A evaporadora deve ser instalada em um local que garanta a entrada e saída de ar de maneira livre e não impeça a chegada do técnico para executar limpeza e manutenção.
Já na instalação da condensadora deve-se ter o cuidado de não instalá-la em locais que tenham muitas mudanças de clima ou na parte oeste da residência e também respeitando 5 graus de inclinação horizontal.
QUAL O TEMPO NECESSÁRIO PARA REALIZAR A INSTALAÇÃO?
O tempo para realizar uma instalação bem executada varia de acordo com o local, as condições de instalação e modelos de aparelho, podendo variar entre 1h e 6h.
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA INSTALAÇÃO INCORRETA?
Executar a instalação de aparelhos de ar condicionado sem ter o conhecimento técnico necessário pode acarretar em alguns problemas, tanto de curto quanto de longo prazo. Confira o impacto de alguns deles:
Não realizar o cálculo de carga térmica resultará em uma potência abaixo do necessário, que acontece quando o aparelho tem mais ou menos BTU/h do que o ambiente precisa. Um aparelho subdimensionado demora mais tempo para atingir a temperatura desejada e, dessa forma, acaba gerando um consumo de energia maior.
Realizar a instalação em local inadequado também é um erro que impede o funcionamento correto do aparelho. É importante levar em consideração o espaço entre um aparelho e outro, a altura e também a exposição climática a que o ambiente está exposto.
O procedimento do vácuo na instalação do ar condicionado é de suma importância e, quando não executado, pode diminuir a vida útil do aparelho pois o método serve para “limpar” a tubulação dos aparelhos de ar condicionado, removendo os gases não condensáveis e eliminando a umidade e deve ser feito também toda vez que for feita a recarga de gás, quando ele irá retirar todo o resto de gás antigo.
E, por fim, não realizar testes de vazamento de gás refrigerante impedirá o funcionamento do aparelho que, ao longo do tempo, diminuirá o rendimento e não irá mais climatizar o ambiente.
IMPORTÂNCIA DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO
Contratar uma mão de obra que ofereça o conhecimento técnico necessário é fundamental para garantir a segurança na instalação do aparelho de ar-condicionado, evitando prejuízos na aplicação e uso como, por exemplo, o consumo exagerado de energia elétrica, além de reduzir consideravelmente risco de problemas futuros.
O profissional também é qualificado para a elaboração e execução do PMOC (leia o artigo completo sobre PMOC aqui), que garante manutenção e higienização do aparelho e toda estrutura envolvida no processo de climatização.
Gostaria de realizar um orçamento com profissionais que acompanham a execução do serviço do início ao fim? A Frigemar pode ajudar você.
Fale com a gente! Estamos sempre disponíveis para lhe atender.
Clique no botão ao lado para falar com um de nossos especialistas!
Telefone e Whatsapp: 47 3247 6666
Rodovia Osvaldo Reis, 780 - Fazenda
Itajaí - Santa Catarina
COMPARTILHE