BLOG

PMOC: o que é, para que serve e como é feito

Apesar de pouco conhecido, o PMOC é uma obrigação legal e visa garantir o bom estado do sistema de climatização e saúde dos ocupantes.



PMOC: o que é, para que serve e como é feito

19 de Maio de 2020   |   Conforto

O QUE É PMOC?


A sigla PMOC significa Plano de Manutenção, Operação e Controle. Esse plano estabelece os procedimentos e periodicidade com que se deve verificar a integridade e o estado de limpeza e conservação dos sistemas de climatização.


A criação desse plano é de obrigação legal, conforme a Lei n° 13.589/2018, para todos os edifícios de uso público e coletivo e também de uso restrito que possuam ambientes climatizados artificialmente.


O PMOC visa garantir a higiene dos equipamentos e estruturas envolvidos no processo de climatização, para que estes estejam livres de fungos, bactérias, ácaros, contaminantes e material particulado.


QUE VANTAGENS OFERECE?


Estudos associam o bom estado do sistema de climatização à melhores condições de saúde ocupacional, com melhor desempenho dos ocupantes dos espaços climatizados. Além disso, a execução do plano evita a perda de eficiência dos equipamentos de climatização ao longo do tempo, e consequentemente gera economias através de um menor gasto de energia elétrica.


Afastamentos e até mesmo mortes por doenças respiratórias são ocasionadas pela transmissão de micro-organismos e contaminantes a partir de sistemas de ar condicionado. O Plano de Manutenção Operação e Controle visa eliminar os micro-organismos que transmitem essas doenças pelo sistema de ar condicionado. Ou seja, permite a redução dos afastamentos por doenças respiratórias.


Por se tratar de uma obrigação legal, o descumprimento total ou parcial do PMOC pode resultar em prejuízos graves para seu negócio, como multas, advertências e até interdição total ou parcial.


COMO É FEITO?


O serviço inicia com o levantamento de dados da edificação e do sistema, como as áreas dos espaços climatizados, carga térmica instalada, número de ocupantes, qualidade do ar interno, entre outros. A partir destas informações, pode-se comparar os resultados obtidos com dados de referência indicados por normas técnicas. Emite-se então um relatório onde constarão estas informações, as adequações necessárias e a rotina de manutenção que deve ser seguida. 


POR QUE CONTRATAR A FRIGEMAR?


A Frigemar tem mais de 30 anos de experiência no segmento de climatização, contando com departamento de engenharia e técnicos capacitados para elaboração e execução do PMOC. Expedimos a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) correspondente junto ao CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), assegurando a conformidade às normas técnicas.


 



COMPARTILHE



FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
FALE CONOSCO AGORA