BLOG

Quantos modelos de ar-condicionado existem no mercado?

Para saber qual modelo de ar-condicionado atende melhor a sua necessidade é importante entender um pouco mais sobre as características e indicações de cada modelo.



Quantos modelos de ar-condicionado existem no mercado?

14 de Fevereiro de 2022   |   Conforto

O ar condicionado se tornou um item indispensável para o conforto térmico nos dias quentes. A grande demanda por esse aparelho fez com que os fabricantes criassem um leque de opções  para diferentes tipos de espaços e demandas, sejam eles residenciais ou comerciais. 


Para saber qual sistema atende melhor a sua necessidade é importante entender um pouco mais sobre as características e indicações de cada modelo. Neste artigo apresentamos 7 modelos de condicionadores de ar e suas principais características.


Ar-condicionado de janela


Este é um modelo mais tradicional, foi o primeiro formato a ser apresentado no mercado. Os condicionadores de ar de janela são formados por um único aparelho, que une condensadora e evaporadora. Seu funcionamento consiste em absorver o ar externo, que é resfriado por um fluido refrigerante (inicialmente em estado líquido) esse produto entra em contato com o calor do ar transformando-se em gás; aumentando sua pressão e temperatura no compressor e direcionando a condensadora para fazer a troca de calor com o ambiente. 


Esse modelo é mais compacto e de fácil instalação, no entanto, por ter uma condensadora e uma evaporadora juntas no mesmo equipamento, produz um ruído mais alto do que os demais modelos, podendo atrapalhar principalmente as pessoas com sono mais leve. Além da questão estética que muitas vezes acaba não auxiliando no melhor resultado com a decoração do ambiente e a baixa tecnologia do aparelho.


Modelo Split


O condicionador de ar split, diferente do modelo de janela, é caracterizado por possuir duas partes básicas: a condensadora, instalada na área externa do ambiente, e a evaporadora, instalada no local ou ambiente interno que é desejado climatizar. 


Como ponto positivo desse modelo, se ressalta a alta eficiência de refrigeração, tecnologia, perfis clean para compor o ambiente e menor produção de ruídos. O modelo split apresenta algumas variações:


Split piso-teto


Este modelo de condicionador de ar possui grande capacidade de refrigeração, entre 18 a 80 mil BTU/h, sendo indicado para ambientes amplos e de grande circulação de pessoas como empresas, restaurantes, academias e lojas. Também oferece baixo nível de ruído e ainda pode ser encontrado em modelos quente-frio, ideal para regiões que apresentam uma maior amplitude térmica.


A principal característica do ar-condicionado piso teto é o bom aproveitamento de espaço. Ele permite que a instalação seja feita em diversas posições. Pode ficar na horizontal ou na vertical, sobre o piso (modo console), na parede ou no teto. Liberando espaço para tráfego de pessoas ou ajudando na estética do ambiente ao mesmo tempo.


Split cassete


O condicionador de ar cassete se diferencia por ser um modelo discreto, que é instalado diretamente no forro. Esse modelo permite a instalação no centro do ambiente e pode contar com uma a quatro saídas de  ar, para proporcionar melhor distribuição do ar refrigerado. 


Sistema Dutado


O sistema dutado é dividido em três partes: uma condensadora, uma evaporadora e dutos e grelhas. É indicado para ambientes amplos que necessitam de uma climatização de vários ambientes simultaneamente como shoppings, consultórios, escritórios, hospitais, grandes empresas, centros comerciais, cinemas, edifícios e casas com pé direito alto. Um ponto importante é que cada um desses ambientes pode selecionar a temperatura desejada, não ficando subordinada à apenas uma temperatura.


Agora você já conhece os principais modelos de condicionadores existentes. Se ainda restam dúvidas sobre qual a melhor opção para você, nossa equipe está à disposição para te orientar. É importante lembrar que a instalação destes sistemas deve ser executada por profissionais qualificados.


Aqui na Frigemar você encontra qualidade e excelência desde a compra do aparelho até a instalação. Entre em contato clicando no botão ao lado, você será direcionado a um de nossos especialistas.



COMPARTILHE



FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
FALE CONOSCO AGORA