BLOG

Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado?

O gás utilizado no ar-condicionado nunca deveria acabar. Descubra a seguir por quais motivos isso acontece.



Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado?

13 de Setembro de 2022   |   Conforto

O GÁS DO AR-CONDICIONADO ACABA COM O TEMPO? 


Ao contrário do que muitos imaginam, em uma instalação correta e sem nenhum tipo de problema ou vazamento, o gás do ar-condicionado não tem possibilidade de acabar. Ou seja, se o gás do seu equipamento acabou ou diminuiu, é sinal de que provavelmente algum vazamento está ocasionando a “fuga” deste gás das tubulações.


QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS DE VAZAMENTO?


As causas de vazamento que mais encontramos são a solda da tubulação mal-feita ou o encaixe realizado de forma incorreta entre a tubulação e a máquina evaporadora, mais conhecido como flange. Outro local em que pode ocorrer vazamentos é na condensadora, onde há maior vibração e exposição ao clima. Além disso, a fixação da infraestrutura na parede também pode ocasionar vazamentos devido à forma como é realizada e pela utilização de materiais perfurantes, que podem oxidar com o tempo e ocasionar furos na tubulação.


MAS E QUANDO NÃO HÁ VAZAMENTOS? 


Em alguns casos não é encontrado nenhum tipo de vazamento na tubulação ou no equipamento, o que justifica a carga extra de gás. Isso pode acontecer pela carga de gás insuficiente no momento da instalação. No entanto, todo equipamento tem descrito em seu manual a quantidade de gás que deve ser adicionado. Algumas adequações precisam ser realizadas quando a distância entre a evaporadora e a condensadora é maior do que a prevista pelo fabricante, necessitando maior carga de gás. 


É importante ficar atento se o técnico não esclarecer o motivo pelo qual precisou colocar uma carga de gás em seu equipamento. Caso seja uma das alternativas acima e o problema não for corrigido, o equipamento continuará vazando e apresentará problemas novamente. Por isso, busque sempre técnicos credenciados e de confiança para cuidar do seu ar-condicionado, muitas vezes o barato na hora da instalação pode sair caro futuramente.


 



COMPARTILHE



FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
FALE CONOSCO AGORA