BLOG

Piso aquecido: o que é e como funciona?

O piso aquecido vem ganhando destaque como item de conforto mesmo em cidades com temperaturas mais amenas. Veja a seguir o que é e como esse equipamento funciona.



Piso aquecido: o que é e como funciona?

04 de Janeiro de 2023   |   Conforto

O piso aquecido, também conhecido como piso térmico, é um sistema de aquecimento através do chão. Diferentemente de outros aparelhos, ele aquece o ambiente de forma agradável e homogênea, sem aquela sensação de ar abafado, ruídos e ressecamento, como é o caso do ar-condicionado quando colocado na função quente. 


Seu funcionamento se dá através da física: aquecendo o piso, o ar quente sobe enquanto o ar frio desce. O conjunto é controlado através de um termostato analógico, digital ou Wi-Fi instalado na parede, e a temperatura ideal para se obter conforto térmico gira em torno de 22°C e 24°C.


TIPOS DE PISO AQUECIDO


Os sistemas de aquecimento de piso já são muito comuns no exterior e agora começam a ganhar espaço no Brasil. Com isso, dois tipos de piso aquecido se destacam no mercado: o elétrico e o hidráulico.


PISO AQUECIDO ELÉTRICO


O sistema de aquecimento de piso elétrico é feito através de cabos calefatores (resistências elétricas), que são dispostos de forma simétrica e paralela sobre o contrapiso. Os principais componentes do sistema são o termostato, instalado na parede do ambiente, e o cabo calefator, que é instalado abaixo do contrapiso. Esses cabos são responsáveis por irradiar calor no piso, proporcionando o aquecimento desejado. 


Esse é o tipo mais buscado atualmente por apresentar maior economia de energia e menor interferência construtiva, necessitando de apenas 3 centímetros para sua instalação.


PISO AQUECIDO HIDRÁULICO


O sistema de aquecimento de piso hidráulico é composto pela tubulação por onde passa a água aquecida, também instalada sobre o contrapiso, e por uma caldeira, geralmente, instalada na garagem, casa de máquinas, depósito ou garagem. Pela necessidade da caldeira para o aquecimento, geralmente esse modelo é utilizado para ambientes com mais de 400m2.


Indicado para quem está construindo ou reformando, é um sistema que necessita de proteção mecânica maior, podendo chegar até 7 centímetros entre o sistema e o revestimento externo.


PODE INSTALAR EM QUALQUER PISO? 


Com uma diferença de 3 a 7 centímetros de profundidade em relação ao piso tradicional, é possível instalar o piso aquecido sob qualquer acabamento. Ele é instalado na seguinte ordem: contrapiso, isolante térmico, régua com cabos calefatores ou tubulação, argamassa e o acabamento escolhido.


O isolante térmico é uma mistura de brita termoacústica, areia e cimento. A régua de fixação serve para melhor posicionar os cabos calefatores por todo o ambiente. Após essa etapa, faz-se a regularização do piso com argamassa e a aplicação é finalizada com o acabamento desejado. O único componente visível é o termostato, fixado em uma parede do ambiente. Através dele ou do aplicativo, você acompanha e regula a temperatura desejada.


Um equipamento versátil e de fácil instalação, o piso aquecido vem ganhando cada vez mais espaço nos lares de famílias que buscam conforto térmico. Conte com uma equipe capacitada e experiente para atender essa demanda. Frigemar, viva o clima que você quiser!



COMPARTILHE



FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
FALE CONOSCO AGORA