BLOG

Limpeza de ar-condicionado: como fazer? Quando contratar?

Como fazer a limpeza em casa e quando contratar a higienização profissional?



Limpeza de ar-condicionado: como fazer? Quando contratar?

14 de Janeiro de 2021   |   Conforto

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é limpeza de ar-condicionado e em alguns momentos a sua necessidade é até questionada, porém você pode estar colocando a sua saúde e também o seu bolso em risco.


Qual a importância da limpeza?


Segundo o Dr. Richard Lebowitz, rinologista do centro médico acadêmico de Nova Iorque, a poeira acumulada no aparelho de ar-condicionado pode levar à proliferação de fungos, bactérias e outros microorganismos que podem causar problemas alérgicos como rinites e sinusites, além de dores de cabeça e outros desconfortos.


Há também o fator econômico, pois quando o ar condicionado está sujo, a poeira pode bloquear a passagem de ar, o que faz o aparelho trabalhar por mais tempo para resfriar o ambiente, diminuindo a eficiência e, assim, gastando mais energia. Ou seja, com a limpeza correta você poupa seu bolso de gastos maiores em contas de energia e consertos.


Algumas formas de evitar esses problemas é realizando a limpeza mensal do aparelho e também contratando a higienização profissional.


Como fazer a limpeza mensal?


A limpeza mensal compreende a limpeza dos filtros do ar-condicionado e da parte externa. Este é o nosso passo a passo de como realizá-la da melhor forma:


Primeiramente, desligue o ar-condicionado, levante o painel frontal do aparelho e limpe-o com um pano umedecido. Para realizar a limpeza dos filtros, retire-os com cuidado do ar condicionado e passe um pano ou uma esponja com água morna e detergente. Deixe os filtros secarem para então recolocá-los no ar-condicionado.


Dessa forma é possível evitar a obstrução da passagem de ar pelo acúmulo de poeira nos filtros, auxiliando o bom funcionamento do aparelho.


Quando contratar a higienização profissional?


Em conjunto à limpeza dos filtros quinzenal ou mensal, deve-se fazer no mínimo uma vez por ano uma limpeza profissional com um técnico especializado. Nela, o aparelho é totalmente desmontado, por isso, só deve ser feita por um técnico profissional e autorizado. Com limpeza especializada em dia, é possível prevenir panes e garantir a saúde do seu ambiente.


Nessa manutenção, utilizamos métodos inovadores de higienização, no qual desmontamos e higienizamos completamente o aparelho com produtos específicos para sua limpeza, o que aumenta a vida útil e garante a eficiência do seu ar-condicionado. Para sua comodidade, ela pode ser realizada no próprio local onde o aparelho está instalado, com a remoção da parte frontal.


Quais as vantagens da higienização?


A higienização profissional do ar-condicionado possui diversas vantagens:


- Prevenção do acúmulo de ácaros, fungos e bactérias no aparelho;
- Inibição do mau cheiro;
- Redução dos gastos com energia elétrica;
- Redução dos ruídos;
- Prevenção de problemas respiratórios aos usuários;
- Manutenção da capacidade de gelar o ambiente;
- Prevenção contra o enferrujamento das peças, aumentando a vida útil do aparelho;
- Prevenção contra vazamentos.


Precisando de uma limpeza completa no seu aparelho? A Frigemar pode ajudar você!


Fale com a gente! Estamos sempre disponíveis para te atender.
Clique no botão ao lado para falar com um de nossos especialistas! 


Atendemos toda a região do vale do Itajaí e litoral, incluindo Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, Camboriú, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, São João Batista, Nova Trento, Brusque, Gaspar, Navegantes e Ilhota.


Telefone e Whatsapp: 47 3247 6666


Rodovia Osvaldo Reis, 780 - Fazenda
Itajaí - Santa Catarina


Referências


Weintraub, Karen. Can Air-Conditioners Cause Sinus Congestion? Disponível em: <https://www.nytimes.com/2017/06/02/well/live/can-air-conditioners-cause-sinus-congestion.html>. Acesso em: 13 jan. 2021.



COMPARTILHE



FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
FALE CONOSCO AGORA