BLOG

O perigo da falta de manutenção do aquecedor à gás

Descubra como manter a segurança da sua família e o conforto do seu banho



O perigo da falta de manutenção do aquecedor à gás

18 de Fevereiro de 2021   |   Conforto

Se você tem um aquecedor a gás instalado em sua casa, é provável que na hora da instalação tenha sido alertado sobre a importância da manutenção anual. Mas, se você não seguiu essa recomendação ou não foi alertado, vou lhe explicar a melhor forma de manter a segurança da sua família e o conforto do seu banho.


Vazamentos podem ser imperceptíveis


É muito comum imaginar que se o aparelho está funcionando corretamente, não há motivo para se preocupar. Entretanto, vazamentos de gás do aquecedor podem ser imperceptíveis e ocasionar acidentes fatais.


Existem dois tipos de gases que podem ser utilizados como combustível para o aquecedor: o liquefeito de petróleo (GLP) e o gás natural (GN). Neles são aplicados aditivos que alertam para o conhecido "cheiro de gás".


No entanto, durante o funcionamento do aparelho são gerados novos gases, como o monóxido de carbono, que é gerado quando o local não está bem ventilado ou quando há problemas no aquecedor. Esse gás não tem cheiro e, por ser produzido no momento da combustão, não é possível aplicar o aditivo. 


Esse é um dos perigos da falta de manutenção e da exaustão incorreta, pois vazamentos podem acontecer sem que as pessoas percebam, inalando o gás até que comecem a sentir dores de cabeça, tontura, podendo ocasionar desmaio e parada cardíaca.


O papel do duto de exaustão


Fique tranquilo, o aquecedor a gás é extremamente seguro, desde que as normas de segurança para instalação e a manutenção sejam realizadas da maneira correta. Nesse sentido, a norma técnica NBR-13103 fixa as medidas para instalação do duto de exaustão do aquecedor que, assim como o escapamento do seu carro, é projetado para conduzir os gases para o exterior do ambiente, mantendo a segurança de todos.


Na maior parte dos acidentes envolvendo aquecedores a gás, o problema está na falta de ventilação do ambiente, na falta de limpeza do aparelho ou em falhas nos dutos de exaustão. Como os dutos são feitos de alumínio, um simples choque com um varal de roupas, por exemplo, pode furar ou desacoplar o duto


Assim, através da manutenção realizada da maneira correta, feita com profissionais qualificados e experientes, você vai manter a segurança da sua família e o conforto do seu banho.


Como evitar acidentes?


Um dos fatores mais negligenciados quando o assunto é aquecedor a gás é a contratação de empresas especializadas e autorizadas pelas fabricantes do equipamento. 


Somos assistência técnica autorizada das marcas líderes em aquecedores a gás. Trabalhamos há mais de 30 anos com manutenção de aquecedores, respeitando as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e fornecemos com rapidez peças originais de reposição, mantendo a garantia dos equipamentos e oferecendo aos nossos clientes garantia de manutenção e instalação.


Não perca tempo, marque uma revisão para seu aquecedor!


Clique no botão ao lado para falar com um de nossos especialistas e agende o melhor horário para manutenção! 


Telefone e Whatsapp: 47 3247 6666


Rodovia Osvaldo Reis, 780 - Fazenda


Itajaí - Santa Catarina


 



COMPARTILHE



FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
FALE CONOSCO AGORA