BLOG

A falta da manutenção do aquecedor a gás

Descubra porque a manutenção do aquecedor é essencial para manter o conforto do seu banho e a segurança da sua família



A falta da manutenção do aquecedor a gás

18 de Fevereiro de 2021   |   Conforto

COMO ACONTECE O VAZAMENTO DE GÁS?


Existem dois tipos de gases que podem ser utilizados como combustível para o aquecedor: o gás liquefeito de petróleo (GLP) e o gás natural (GN). Neles são aplicados aditivos que advertem para o conhecido "cheiro de gás". No entanto, quando o local não está bem ventilado ou quando há problemas no aquecedor, são gerados novos gases, como o monóxido de carbono. Esse gás não tem cheiro e, por ser produzido no momento da combustão, não é possível aplicar o aditivo. 


Esse é um dos perigos da falta de manutenção e da exaustão incorreta, pois vazamentos podem acontecer sem que as pessoas percebam, inalando o gás até que comecem a sentir dores de cabeça, tontura, podendo ocasionar desmaio e parada cardíaca.


QUAL A FUNÇÃO DO DUTO DE EXAUSTÃO?


A norma técnica NBR-13103 fixa as medidas para instalação do duto de exaustão do aquecedor que é projetado para conduzir os gases para o exterior do ambiente, mantendo a segurança de todos.


Na maior parte dos acidentes envolvendo aquecedores a gás, o problema está na falta de ventilação do ambiente, na falta de limpeza do aparelho ou em falhas nos dutos de exaustão. Como os dutos são feitos de alumínio, um simples choque com um varal de roupas, por exemplo, pode furar ou desacoplar o duto. Por esse motivo, é muito importante que durante a manutenção seja verificada a integridade do duto e se ele está bem acoplado.


COMO É FEITA A MANUTENÇÃO PREVENTIVA?


A manutenção preventiva é composta por uma revisão completa do aquecedor a gás e de seus acessórios. No aquecedor, é realizada a limpeza dos filtros, dos queimadores e das ventoinhas.


Além da limpeza, é realizada a vistoria de outros componentes, como: trocador de calor, regulagens internas e diafragma, com o objetivo de garantir o funcionamento correto do aquecedor.


Como explicamos, durante a manutenção deve ser avaliado o estado de conservação do duto de exaustão e a sua fixação. Sinais de corrosão, furos, amassados e outros indícios de danificação significam a necessidade de substituição do duto. Deve ser verificado também quanto a vazamentos nos elementos de conexão de água e gás, chamados de “flexíveis”, e caso necessário, realizar a substituição deles.


É importante lembrar que o período que precede a estação de inverno é o melhor momento para realizar esse serviço. Isso porque é na época mais fria que o aquecedor é mais exigido, portanto é importante que esteja funcionando perfeitamente. Deixar para fazer a manutenção de última hora pode gerar transtornos e correrias desnecessárias.


QUAIS OS RISCOS DE NÃO REALIZAR A MANUTENÇÃO PREVENTIVA?


A não realização dos serviços de manutenção preventiva do aquecedor afeta a eficiência e durabilidade do aparelho, além de colocar o usuário em risco. O que pode ocasionar:


   • Irregularidade na combustão;


   • Emissão de altos teores de monóxido de carbono;


   • Consumo de gás alterado;


   • Superaquecimento do aparelho;


   • Desligamento durante o uso;


   • Falhas no acionamento;


   • Instabilidade na temperatura.


O QUE É A MANUTENÇÃO CORRETIVA?


A manutenção corretiva é aquela realizada após o acontecimento de alguma falha de funcionamento ou pane no aquecedor. Este tipo de reparo, porém, só deve ser feito mediante uma avaliação criteriosa de um técnico especializado para que seja identificado exatamente qual é o problema que está afetando o funcionamento correto.


O principal objetivo da manutenção é analisar tecnicamente quais foram as causas que contribuíram para a quebra ou falha do equipamento e resolver o problema de forma rápida e eficiente. Diversos fatores podem levar à pane do ar-condicionado, como: desgaste dos componentes, acúmulo de sujeira, má instalação e falta de manutenção preventiva.


QUEM PODE FAZER A MANUTENÇÃO DO AQUECEDOR?


Um dos fatores mais negligenciados quando o assunto é manutenção de aquecedor a gás é a contratação de empresas especializadas e autorizadas pelas fabricantes do equipamento. Entretanto, por norma, a instalação e manutenção de qualquer aparelho a gás deve ser realizada somente por profissional habilitado e qualificado. Recomenda-se que seja sempre acionado o serviço técnico autorizado da fabricante para realização da manutenção.


POR QUE CONTRATAR A FRIGEMAR?


A Frigemar é assistência técnica autorizada das marcas líderes em aquecedores a gás. Trabalhamos há mais de 30 anos com manutenção de aquecedores, respeitando as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e fornecemos rapidamente peças originais de reposição, mantendo a garantia dos equipamentos e oferecendo aos nossos clientes garantia de manutenção.


Agende agora uma revisão para seu aquecedor!


Clique no botão ao lado para falar com um de nossos especialistas e agende o melhor horário! 


 



COMPARTILHE



FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
FALE CONOSCO AGORA