BLOG

Cuidados na instalação do aquecedor a gás

É importante estar atento a alguns aspectos tanto na compra como na instalação de aquecedores a gás. Confira os principais pontos!



Cuidados na instalação do aquecedor a gás

22 de Julho de 2021   |   Conforto

COMO FUNCIONA O FORNECIMENTO DE GÁS?


O aquecedor a gás tem um sistema semelhante ao de um fogão a gás. Possui um queimador envolvido por uma serpentina, na qual circula a água que deve ser aquecida. O mesmo conta com um componente chamado fluxostato, responsável por detectar o fluxo de água e dar o comando para o aquecedor a gás liberar gás ao mesmo tempo que uma faísca é acionada para acender a chama.


O fluxostato também é responsável por manter o gás aberto, que por sua vez mantém a chama acesa, durante todo o período de uso. A água então percorre um caminho em volta do queimador, onde é aquecida, depois sendo conduzida para os pontos de água quente como duchas e torneiras.


Um quesito importante em relação a segurança no momento da utilização do aquecedor a gás é a exaustão do aparelho, que diz respeito à condução dos produtos da combustão para o exterior da edificação como, por exemplo, o monóxido de carbono, de forma que não haja contaminação do ambiente. 


Os dutos devem ter algumas características pontuais de acordo com o modelo de aquecedor como o diâmetro, comprimento, inclinações, curvas corretas, entre outras especificações do manual do fabricante.


QUAIS OS TIPOS DE EXAUSTÃO?


Entre os diferentes tipos de exaustão: natural, forçada e fluxo balanceado.


A exaustão natural não ter nenhum tipo de “reforço” para a condução dos gases, e por isso tem exigências mais rigorosas para o local de instalação no que diz respeito ao número e tamanho de aberturas de ventilação.


A exaustão forçada conta com uma ventoinha (ventilador) para auxiliar a condução dos produtos da combustão para fora do ambiente.


Existe ainda um terceiro tipo de exaustão, chamado de fluxo balanceado, que não faz uso de oxigênio do ambiente para a combustão, sendo um aparelho mais seguro, e, portanto, com menos restrições no ambiente de instalação, podendo inclusive ser instalado dentro do banheiro. 


QUAIS SÃO OS TIPOS DE GÁS?


Um questionamento importante a se fazer é qual tipo de gás disponível  na residência. A maioria dos aquecedores tem disponibilidade do gás GLP (gás liquefeito do petróleo) ou o GN (gás natural)


GÁS GLP - O GLP é comercializado em cilindros ou através do abastecimento por caminhões em um recipiente fixo no local (chamado de “estacionário”). Sendo assim, o consumidor o repõe conforme a necessidade.


GÁS NATURAL - O GN é disponibilizado por uma rede canalizada e o usuário recebe mensalmente uma conta referente ao seu consumo. 


O GLP e GN são gases com composições e características diferentes, e possuem diversas variações em sua composição como pressão de operação ou quantidade de energia liberada, por isso não existem aparelhos aquecedores de água “flex”. O aquecedor é produzido para um tipo de gás específico


QUAIS AS CONDIÇÕES IDEAIS DO LOCAL PARA INSTALAÇÃO?


A escolha do local de instalação dos aquecedores a gás, além de garantir o melhor funcionamento do aparelho, é também um dos principais pontos que garantem sua segurança.


Prefira locais arejados e de fácil acesso, o que garantirá maior segurança e facilidade na manutenção, como a lavanderia ou sacada em caso de apartamentos.


QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA INSTALAÇÃO INADEQUADA? 


Uma instalação inadequada poderá afetar negativamente o desempenho do aparelho, como causar a demora no aquecimento e alcance da vazão desejada, desperdício de água, produção de gases tóxicos e fuligem na chaminé e, em casos mais críticos, até mesmo incêndios.


IMPORTÂNCIA DE UMA EQUIPE QUALIFICADA


De acordo com as normas vigentes, todos os aquecedores a gás devem ser instalados por um profissional qualificado, com treinamento do fabricante e que tenham consigo todos os equipamentos de segurança necessários para o bom desempenho da instalação.  


A Frigemar atua desde 1984 com sistemas de aquecimento e conforto térmico. Temos uma equipe qualificada e com treinamento realizado frequentemente pelas empresas com as quais trabalhamos, garantindo que a instalação e manutenção dos aparelhos ocorra de forma segura, rápida e eficiente. Também é associada à AECIA, Associação Empresarial Catarinense dos Instaladores de Aquecedores.


Desde a decisão do melhor local de instalação na sua casa até a resolução de problemas, conte com a equipe qualificada da Frigemar e garanta o conforto no seu banho.


Entre em contato conosco no Whatsapp clicando no botão ao lado, nossa equipe está pronta para lhe atender. 


Atendemos toda a região do vale do Itajaí e litoral, incluindo Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, Camboriú, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, São João Batista, Nova Trento, Brusque, Gaspar, Navegantes e Ilhota.


 



COMPARTILHE



FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
FALE CONOSCO AGORA