BLOG

COVID-19: FAQ sobre uso do ar-condicionado

Devo operar meu sistema de refrigeração em minha casa? O sistema pode espalhar COVID-19? Devo obter um gerador de ozônio ou produto similar para minha casa?



COVID-19: FAQ sobre uso do ar-condicionado

30 de Junho de 2020   |   Novidades

Muitas dúvidas têm surgido em relação ao uso de aparelhos de condicionamento de ar durante a pandemia, tanto em ambientes comerciais como residenciais. A ASHRAE - Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-condicionado - uma das maiores autoridades mundiais do ramo, criou uma força-tarefa para obter respostas para esses questionamentos. Transcrevemos algumas delas abaixo, em tradução livre.


Clique aqui para acessar o texto original e aqui para verificar todos os materiais disponíveis.


Para informações mais detalhadas sobre esse assunto, recomendamos o Documento de Posição sobre Aerossóis Infecciosos, que foi traduzido para o português pela Associação.


Devo operar meu sistema de aquecimento/refrigeração em minha casa?


Sim. Você pode encontrar orientações sobre como operar o sistema residencial de ventilação, aquecimento e ar-condicionado no Guia Técnico da Força-Tarefa para Residências. Este documento inclui orientações para todas as residências, residências com sistemas de ar forçado, residências multifamiliares e orientações para residências com indivíduos positivos ou de alto risco para COVID-19.


O meu sistema de aquecimento/refrigeração em casa pode espalhar COVID-19?


Em geral, um sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) bem projetado, mantido e operado que atenda aos padrões aplicáveis ​​de ventilação e filtragem reduzirá o risco de transmissão em sua casa. Se, no entanto, houver um indivíduo infectado, deve-se tomar cuidado para isolá-lo do resto da família, o que pode incluir o isolamento de partes do sistema AVAC. Consulte as orientações para criar um espaço de isolamento.


Observe também que é a posição da ASHRAE que:


A ventilação e a filtragem, fornecidas pelos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, podem reduzir a concentração de SARS-CoV-2 no ar e, portanto, a risco de transmissão pelo ar. Espaços não condicionados podem causar estresse térmico a pessoas que podem ter a vida diretamente ameaçada e também podem diminuir a resistência à infecção. Em geral, desabilitar os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado não é uma medida recomendada para reduzir a transmissão do vírus.


As orientações sobre como operar seu sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado residencial podem ser encontradas no Guia Técnico para Residências da Força-Tarefa.


Eu utilizo um desumidificador para minimizar problemas de mofo. Devo ter precauções ao esvaziar o reservatório de condensado?


Sim. Sempre se deve tomar cuidado ao descartar a água condensada, pois ela pode conter vírus e outros contaminantes nocivos. Se possível, o condensado deve ser esvaziado ao ar livre ou no banheiro. Para evitar aerossolização qualquer vírus em potencial, deve-se tomar cuidado para não respingar ao esvaziar o recipiente e usar máscara facial. O recipiente e as mãos devem ser lavados após a conclusão da operação. Se for necessário cuidado extra, como caso o desumidificador esteja em um espaço de isolamento, considere usar o EPI completo.


Minha casa tem unidades de ar-condicionado modelo hi-wall. Eu sei que sua filtragem é mínima. Posso melhorar a filtração de partículas aéreas pequenas e potencialmente infecciosas?


A filtragem de partículas de alta eficiência raramente é uma opção em tais equipamentos. Em vez disso, considere operar um filtro de ar portátil que tenha uma alta taxa de entrega de ar limpo (high clean air delivery rate, CADR) na América do Norte, uma alta eficiência de ar limpo (high clean air efficiency, CAE) na Europa (veja informações adicionais aqui) ou esteja equipado com um filtro HEPA e não emitem ozônio. Para obter mais informações, as orientações da EPA para filtros de ar e purificadores de ar em casa estão aqui.


Estou lendo que o ozônio pode matar vírus. Devo obter um gerador de ozônio ou produto similar para minha casa?


Não. O ozônio em concentrações suficientemente altas pode inativar o vírus SARS-CoV-2, mas esses níveis de ozônio geralmente estão bem acima dos níveis considerados seguros para a exposição dos ocupantes.


Para dispositivos de limpeza do ar, o ASHRAE mantém a posição que


Os dispositivos que usam a reatividade do ozônio com a finalidade de limpar o ar não devem ser utilizados em espaços ocupados devido aos efeitos negativos à saúde decorrentes da exposição ao ozônio e seus produtos de reação. É necessária extrema cautela ao usar dispositivos que emitem uma quantidade significativa de ozônio como subproduto de sua operação, e não como um método de limpeza do ar. Esses dispositivos representam um risco potencial para a saúde.


Sabe-se que produtos eletrônicos de limpeza do ar emitem ozônio incidentalmente. A ASHRAE recomenda produtos que foram certificados como dispositivos de limpeza do ar certificados pela California Air Resources Board ou como dispositivos emissores de ozônio zero usando a UL 2998.


Para obter mais informações: o texto completo da posição da ASHRAE sobre filtragem e limpeza do ar está aqui e as orientações da EPA sobre filtros de ar residenciais estão aqui.


Eu vivo em um clima tropical. Não tenho um sistema de ventilação mecânica porque na maior parte do dia minhas janelas estão abertas, mas por algumas horas do dia fecho minhas janelas e ligo o ar condicionado. O que posso fazer para reduzir meu risco de infecção por COVID-19 durante estes períodos?


Quando há períodos de ventilação muito baixa, um filtro de ar portátil pode reduzir o risco de infecção por COVID-19. As melhores opções incluem filtragem HEPA e algum tipo de desinfecção, como a UV-C. Ao comprar purificadores de ar eletrônicos, é importante tê-los certificados como com baixa emissão de ozônio. A Agência de Proteção Ambiental tem mais informações disponíveis sobre os filtros de ar para uso doméstico.



COMPARTILHE



CHEGOU O MOMENTO DE TER UM AR MAIS AGRADÁVEL
EM SUA RESIDENCIA OU EMPRESA
SOLICITE UM ORÇAMENTO