Códigos de erro dos aquecedores Rinnai
Meu aquecedor parou de funcionar e aparece um código no painel digital, o que fazer?
Uma importante função dos novos aquecedores com painel digital é o autodiagnóstico. Quando acontece algum problema com o aquecedor, é mostrado um código de erro no painel, o que facilita ao consumidor resolver prontamente o ocorrido ou saber quando é necessário chamar uma equipe técnica autorizada. Veja a seguir quais são os possíveis autodiagnósticos e o que fazer.
O QUE SÃO CÓDIGOS DE ERRO?
Código de erro é o nome mais comum para uma função chamada autodiagnóstico disponível nos aquecedores com painel digital. Quando há alguma anomalia no seu funcionamento, o aparelho desliga automaticamente e apresenta um código no painel indicando o problema.
Essas informações normalmente constam no manual do equipamento, como na maioria das vezes isso passa despercebido, listamos os códigos mais comuns dos equipamentos Rinnai para poder facilitar o uso.
CÓDIGO DE DIAGNÓSTICO | MOTIVO |
02 | Desligamento pelo timer (60 minutos) |
10 | Problema na ventoinha ou obstrução no fluxo |
11 | Ao ligar não acende, falta de gás após 3x |
12 | Falta de gás durante o uso |
14 | Fusível ou termostato rompido |
32 | Termistor com problema |
52 | Conector solto da válvula moduladora de chama (POV) |
61 | Conector da ventoinha solto |
72 | Sensor de chama com problema |
Quando algum destes códigos aparecer na tela do seu aquecedor, o procedimento indicado é fechar a torneira de água quente e abrir novamente, ou desligar e ligar o aparelho através da tecla de acionamento do controle. Se o problema persistir, chame a assistência técnica.
O QUE FAZER QUANDO ALGUM CÓDIGO APARECER NO PAINEL?
É possível notar que alguns dos códigos facilitam a resolução do problema pelo próprio consumidor, como o código 11 e 12, que são acionados por falta de gás. Nesses casos, é possível resolver o problema trocando o botijão de gás ou acionando o síndico do edifício. Para os demais códigos, a facilidade fica na hora de entrar em contato com a assistência técnica, uma vez que indicar o código de erro torna o atendimento mais eficaz e ágil.
O SEGREDO É LER O MANUAL
Estas informações são valiosas para economizar o seu tempo na hora de resolver qualquer erro do equipamento. Com dias cada vez mais agitados, repletos de compromissos e tarefas, a Rinnai busca sempre facilitar o uso do aparelho para uma experiência completa até mesmo nos reparos. Por isso, os códigos e alertas de procedimentos indicados estão informados no manual do usuário. É importante ressaltar que a manutenção preventiva do aquecedor é essencial para que esses problemas sejam evitados, gerando economia e conforto para sua família.
COMPARTILHE