BLOG

Quais são os benefícios do aquecimento solar de água?

As soluções sustentáveis para aquecimento têm sido cada vez mais procuradas pelos consumidores por oferecerem mais economia a longo prazo e por causarem menor impacto ambiental. Conheça os principais benefícios desse sistema.



Quais são os benefícios do aquecimento solar de água?

17 de Fevereiro de 2022   |   Conforto

Antes de explicar sobre os principais benefícios do sistema de aquecimento solar de água, é importante entender as diferenças entre a geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos e o sistema de aquecimento de água por coletores solares. Apesar de ambos utilizarem como fonte a energia solar, seus funcionamentos são completamente diferentes. 


Qual a diferença entre geração de energia fotovoltaica e aquecimento de água por energia solar?


O sistema fotovoltaico utiliza painéis solares que captam a luz e geram, pelo efeito fotovoltaico, correntes elétricas contínuas, que são convertidas para correntes alternadas pelo inversor solar. Dessa forma, a eletricidade está pronta para ser distribuída no local, gerar créditos de energia ou ser armazenada.


O sistema pode gerar uma redução de até 90% na conta de luz dependendo da posição geográfica em que as placas serão instaladas. Também conta com baixa necessidade de manutenção, precisando apenas da limpeza dos painéis anualmente para não diminuir a performance do sistema por conta da poeira.


Por outro lado, o sistema de aquecimento solar utiliza diretamente o calor do sol para aquecer a água. Esse sistema é composto por placas solares ou tubos a vácuo para realizar essa captação de energia solar térmica e transferir o calor para a água. Assim, o aparelho pode ser aproveitado em residências e estabelecimentos a fim de garantir água quente nos chuveiros e nas torneiras.


Como funciona o sistema de aquecimento por coletores solares?


O sistema é composto por dois componentes principais, os coletores solares (placas), que captam a radiação solar e transformam-a em energia térmica que aquece a água, e o reservatório (boiler), que é o recipiente onde a água aquecida fica armazenada aguardando o consumo. Também fazem parte do sistema equipamentos como bombas, válvulas e sistema de apoio. 


As placas são compostas de uma estrutura metálica e a tubulação em seu interior, onde circula a água a ser aquecida pela radiação captada. A circulação da água pelos coletores pode ocorrer de maneira natural ou forçada, com o uso de bombas, dependendo das condições de instalação do sistema. Toda a estrutura é envolta de um vidro de alta resistência. 


A água aquecida é armazenada em um reservatório térmico, que costuma conter um sistema de aquecimento auxiliar para os dias mais frios ou com baixa insolação, podendo ser a gás ou elétrico.


Quais são os principais benefícios do sistema de aquecimento solar?


1. Conforto


O aquecimento solar possibilita o conforto de um banho de hotel 5 estrelas. Além do sistema proporcionar estabilidade na temperatura, dependendo da capacidade e tipo do reservatório selecionado, podem ser utilizadas duchas com maior vazão de água, fator que contribui bastante para um banho confortável e relaxante. 


Mesmo sistemas com reservatórios menores e de baixa pressão possibilitam banhos mais confortáveis do que os obtidos com um chuveiro elétrico, por exemplo, onde se você quiser aumentar a temperatura, precisará diminuir o fluxo de água, e se você quiser mais vazão, a água tenderá a ficar mais fria.


2. Redução de custos 


Em relação à questão financeira, os gastos com aquecimento de água em uma residência sem o sistema de aquecimento solar podem chegar a 40% de todo o consumo de energia. Dessa forma, sistemas termossolares são uma grande oportunidade de economia pelo fato do sistema utilizar a energia térmica do sol para aquecer a água, possibilitando o retorno do investimento entre 1 a 3 anos. 


3. Valorização do imóvel


Além desses benefícios, com o aumento do interesse em medidas sustentáveis, estudos sugerem maior valorização e liquidez de imóveis com essas tecnologias, tudo isso com uma vida útil de mais de 20 anos.


Para que todos esses benefícios sejam concretizados, o sistema precisa ser bem dimensionado de acordo com a sua necessidade e instalado por um profissional qualificado. Entre em contato com nossos especialistas pelo botão do WhatsApp ao lado.


 



COMPARTILHE



FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
FALE CONOSCO AGORA